A vinda dos negros foi uma imigração para escravidão e foi o maior movimento imigratório. Portugal teve um interesse especial em trazer os negros para trabalharem nas fazendas e engenho de açúcar, que eram os setores que mais precisavam de braço para o trabalho.
Após a vinda dos escravos da Africa começou a construção da identidade cultural afro-brasileira.
O intercambio cultural entre os negros, africanos, indígenas e portugueses foi intenso, notadamente no dialeto,costumes,vestimentas, culinária,visão de mundo e religião.
Os negros influenciaram grandemente a cultura brasileira,em aspectos como as expressões de linguagem que usamos até hoje como:quenga,vasilha,bagunça, curinga, moleque, dengo, gangorra, cachimbo, fubá, macaco, quitanda,cachaça, dendê, fuxico, berimbau, quitute, cuíca, cangaço, quiabo, senzala, corcunda, batucada, zabumba,bafafá e axé.
Na música a principal influencia foi sem duvida o samba, que é considerado a cara do Brasil.Também a capoeira que foi criada para ser uma defesa para os escravos que eram capturados e voltavam para os engenhos.Os movimentos de luta foram adaptados as cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.
As religiões afro-brasileiras constituem um
fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e
africana dessas religiões, se originou no Nordeste,nasceu na Bahia e tem sido
sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral.
Temos muito a agradecer os negros por terem enriquecido muito o Brasil embora fossem obrigados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário