O tema sexualidades ainda é um tabu em sala de aula, é como se os corpos na escola não sentissem desejo.Ao invés de compreensão eles apenas ignoram essa realidade. Em 1994 Bell Hooks publicou um artigo ousado onde dizia que, somos todos apagados ao adentrarmos na escola, como se os alunos não tem seus próprios desejos,como se fossem todos dessexualizados apenas por estar em uma escola.A autora relata também que os professores foram educados da mesma forma,além de terem por obrigação que todos os alunos são iguais independente de raça,gênero ou sexualidade.
Mas isso não quer dizer que não tenha sexualidade na escola, pois da mesma forma a escola ´uma das principais agências de produção e organização das identidades diversas.E isso torna a abordagem do assunto nas escolas cada vez menos complexo de trabalhar,até porque temos diversas manifestações que são transmitidas via globalização:TV,internet,rádio ,etc.E esses tais meios de transmissões fazem com que a sexualidade fique mais a mostra.
Alguns sociólogos dizem até que passamos por um processo de destradicionalização,onde as pessoas estão mudando suas bases de convivência no cotidiano,sendo assim será inevitável não relatar o assunto nas escolas.
Uma atividade realizada no Rio de Janeiro por um professor prova que de qualquer forma os alunos conhecem e tem um certo conhecimento sobre o sexo em si (posições,prazer,motel,etc), porém a visão que eles tem é totalmente desrespeitosa principalmente á mulher.
Ao pedir que os alnos relatassem sobre preconceito,eis que houve uma ''discussão' entre um aluno e a professora pois ele queria falar sobre o homossexualismo e ela lhe disse que não era apropriado.Isso prova também que muitos profissionais não estão preparados para relatar dos assuntos referente a sexualidade em sala de aula.
Embora hajam programas no governo como o Programa Brasil sem Homofobia do Ministério da Saúde,eles têm focado apenas na explicação das relações sexuais de forma segura,porém assuntos relacionados somente ao desejo pelo sexo oposto.Por outro lado o professor não tem essa liberdade de orientar e interferir na educação sexual dos alunos pelo fato de pertencerem a um sistema que ainda têm um discurso normalizado,e eles devem seguir um planejamento onde OS CORPOS NÃO SENTEM SEUS DESEJOS.
A lógica monocultural parte do principio de que somos todos iguais e temos que seguir um mesmo padrão.Por outro lado o multicultural diz que somos compostos de diversas culturas e multiplicidade de visões de mundo A visão monocultural vêm dos antigos onde todos pensavam da mesma forma,ela quem faz da nossa historia uma coisa homogênea. E dela vêm a definição de que o corpo e o desejo são totalmente inversos no mundo escolar.
Já a visão multi/intercultural, que é um mundo de diversas culturas onde todos trocam conhecimentos, e complementam suas identidades culturais além de quebrar os tipo de preconceitos existentes.
Deviso as influências de Butler,Sedgwick,Jagose,Louro e Sulivan, o significado da palavra QUEER era uma forma antiga de de referir aos homossexuais de forma ofensiva.Mas o termo foi modificado e re-significado,passa de ofensa para nomear as abordagens que tentam explicar as sexualidades, onde é ideal ter uma opção homogênea onde os indivíduos independente de qual seja,ao que diz que o ser humano tem direito á escolha da sua opção sexual sem serem criticados.
Essa visão também é de grande importância para o futuro planejamento das aulas de sexualidade nas escolas, pois ela trabalha de forma clara onde todos todos tem direito sobre sua vida sexual,além de afirmar que a opção certa é a que te satisfaz.Traz também práticas que tematizam as sexualidades porém, é importante ressaltar que alguns professores não se sentem á vontade de tratar o tema em sala,assim como a casos de alunos que não expõem seus desejos para que,não sejam rotulados como lésbicas,gays etc.
Ela diz também que não devemos aceitar só porque dizem que é certo ou errado.
Não adianta deitarmos uma formula que trace a felicidade sexual, até porque não a regra para tal.
Que as escolas sejam ambiente para construir indivíduos com princípios que englobem respeito para com ou outros,ética e justiça social.
NOME: TALITA DA SILVA SANTOS
RA 6277226157 1ºB PEDAGOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário