Multiculturalismo
Não é dificil observar nos dias de hoje discussões
acadêmicas voltadas ao tema do multiculturalismo. Nelas são tratadas questões
referentes à valores e idéias própias de determinadas culturas, racismo,
diferenças culturais, religiões, enfim,
dos preconceitos de maneira geral.
Talvez, um ponto de partida para discussão desse tema seja a
afirmação de que a sociedade brasileira é multicultural, o que significa reconhecer a diversidade étnica e cultural
dos diferentes grupos sociais que a compõe. Uma outra constatação é que existem
desigualdade no acesso econômico e cultura por parte de diferentes grupos.
Uma das questões que atualmente tem suscitados intensos
debates, tanto no âmbito social quanto acadêmico e educacional, diz respeito a
problemáticas das relações entre igualdade e diferenças, políticas de
redistribuição e de reconhecimento. Estamos vivendo uma mudança de clima social
e cultural. Da ênfase na igualdade, muitas vezes silenciadora e negadora das
diferenças, estas adquirem uma forte visibilidade e mesmo centralidade na
contemporaneidade. O desfia posto é articular igualdade e diferença nos
diversos espaços sócias e educacionais .
Multiculturalismo segundo à meu ver a questão do multiculturalismo
junto com a dimensão pos moderna, as coisas se misturam e ai, com uma
compreensão muito comodista. Agora tudo é assim, tudo pode, e não tem valores,
não tem crença, ou cada um fique na sua... Isso é um descompromisso com as
necessidades, e uma forma de dizer eu não dou conta mesmo das respostas. Então,
que a coisa... flua de qualquer jeito.
Sexualidade: alunos, professores
e políticas públicas
Muitos consideram que a sexualidade é algo que todos nós,
mulheres e homens, possuímos “naturalmente”. Aceitando essa idéia, fica sem
sentido argumentar a respeito de sua dimensão social e política ou a respeito
do seu caráter construído. A sexualidade seria algo dado pela natureza, ao ser
humano. Tal concepção usualmente se ancora no corpo e na suposição de que todos
vivemos nossos corpos, universalmente,
da mesma forma. No entanto podemos entender que a sexualidade envolve rituais,
linguagens, fantasias, representações, símbolos, convenções...Processos
profundamente culturais e plurais. Alguns sociólogos (por exemplo,
GIDDENS,BECK&LASH,1995) têm chamado esse processo de destradicionalização
da vida social, nos quais discursos que eram compreendidos como constitutivos
da vida privada (ou mesmo como pervertidos) avançaram para o centro da vida
pública ou deixaram a privacidade das quatros paredes de um quarto e adentraram
nas salas de visitas, pelo menos nas telas da TV, levando-nos a um processo de
reflexão sobre quem somos e à possibilidade de construção de nossas vidas em
outras bases.
Preconceito
Apesar da presença de tais discursos em sala de aula, em
geral somente nas conversas privadas e proveitoso atentar como a sexualidade
reage. O que se faz com o corpo na sala de aula? A desempenha esse papel “muito
bem” quando não só cuida do corpo das crianças e dos jovens,como também os
educa. Em tal procura, a sexualidade deixa de ser destino e passa a ser
entendida como uma construção que não esta necessariamente atrelada ao desejo
pelo sexo oposto.
Uma visão da lógica
monocultural e da lógica multi/intercultural
A lógica monocultural se associa a um modo de explicação de
vida social voltada para mesmidade somos todos iguais, ou seja, somos guiados por significados
homogêneos que produzem uma única interpretação. Tal lógica se baseia em um
processo de homogeneização e simplificação de quem somos ou ainda de busca de
uma essência de que somos feitos.
Somos seres da diferença e não do significado único,
Atravessamos as fronteiras culturais dentro de nos mesmo:somos a diferença e
não os outros. Assim em vez de pensarmos em essência indentitária ou
homogenidade manter toda essa mistura, toda essa extensão mostrando os
resultados mas relevantes tendo em mente sociabilidades continuamente em
construção fraguimentadas, contraditórias e heterogenias como efeito das
práticas discursivo-culturais em que nos engajamos e dos embates do poder ai
situados.
NOME: VANUSA GODE
RA: 6277268096 1ºB PEDAGOGIA
NOME: VANUSA GODE
RA: 6277268096 1ºB PEDAGOGIA
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