5 de abril de 2013

RESUMO PLT: SEXUALIDADES EM SALA DE AULA



                                             Multiculturalismo


Não é dificil observar nos dias de hoje discussões acadêmicas voltadas ao tema do multiculturalismo. Nelas são tratadas questões referentes à valores e idéias própias de determinadas culturas, racismo, diferenças culturais, religiões,  enfim, dos preconceitos de maneira geral.
Talvez, um ponto de partida para discussão desse tema seja a afirmação de que a sociedade brasileira é multicultural, o que significa  reconhecer a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõe. Uma outra constatação é que existem desigualdade no acesso econômico e cultura por parte de diferentes grupos.
Uma das questões que atualmente tem suscitados intensos debates, tanto no âmbito social quanto acadêmico e educacional, diz respeito a problemáticas das relações entre igualdade e diferenças, políticas de redistribuição e de reconhecimento. Estamos vivendo uma mudança de clima social e cultural. Da ênfase na igualdade, muitas vezes silenciadora e negadora das diferenças, estas adquirem uma forte visibilidade e mesmo centralidade na contemporaneidade. O desfia posto é articular igualdade e diferença nos diversos espaços sócias e educacionais .
Multiculturalismo segundo à meu ver a questão do multiculturalismo junto com a dimensão pos moderna, as coisas se misturam e ai, com uma compreensão muito comodista. Agora tudo é assim, tudo pode, e não tem valores, não tem crença, ou cada um fique na sua... Isso é um descompromisso com as necessidades, e uma forma de dizer eu não dou conta mesmo das respostas. Então, que a coisa... flua de qualquer jeito.

Sexualidade: alunos, professores e políticas públicas

Muitos consideram que a sexualidade é algo que todos nós, mulheres e homens, possuímos “naturalmente”. Aceitando essa idéia, fica sem sentido argumentar a respeito de sua dimensão social e política ou a respeito do seu caráter construído. A sexualidade seria algo dado pela natureza, ao ser humano. Tal concepção usualmente se ancora no corpo e na suposição de que todos vivemos  nossos corpos, universalmente, da mesma forma. No entanto podemos entender que a sexualidade envolve rituais, linguagens, fantasias, representações, símbolos, convenções...Processos profundamente culturais e plurais. Alguns sociólogos (por exemplo, GIDDENS,BECK&LASH,1995) têm chamado esse processo de destradicionalização da vida social, nos quais discursos que eram compreendidos como constitutivos da vida privada (ou mesmo como pervertidos) avançaram para o centro da vida pública ou deixaram a privacidade das quatros paredes de um quarto e adentraram nas salas de visitas, pelo menos nas telas da TV, levando-nos a um processo de reflexão sobre quem somos e à possibilidade de construção de nossas vidas em outras bases.

Preconceito

Apesar da presença de tais discursos em sala de aula, em geral somente nas conversas privadas e proveitoso atentar como a sexualidade reage. O que se faz com o corpo na sala de aula? A desempenha esse papel “muito bem” quando não só cuida do corpo das crianças e dos jovens,como também os educa. Em tal procura, a sexualidade deixa de ser destino e passa a ser entendida como uma construção que não esta necessariamente atrelada ao desejo pelo sexo oposto.

Uma visão da lógica monocultural e da lógica multi/intercultural

A lógica monocultural se associa a um modo de explicação de vida social voltada para mesmidade somos todos iguais,  ou seja, somos guiados por significados homogêneos que produzem uma única interpretação. Tal lógica se baseia em um processo de homogeneização e simplificação de quem somos ou ainda de busca de uma essência de que somos feitos.
Somos seres da diferença e não do significado único, Atravessamos as fronteiras culturais dentro de nos mesmo:somos a diferença e não os outros. Assim em vez de pensarmos em essência indentitária ou homogenidade manter toda essa mistura, toda essa extensão mostrando os resultados mas relevantes tendo em mente sociabilidades continuamente em construção fraguimentadas, contraditórias e heterogenias como efeito das práticas discursivo-culturais em que nos engajamos e dos embates do poder ai situados. 


                                                         NOME: VANUSA GODE 
                                                         RA: 6277268096 1ºB PEDAGOGIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário