26 de novembro de 2013

IMMANUEL KANT



O filósofo Immanuel Kant (1724-1804), alemão,  que é considerado o último grande filósofo da era moderna. Defendia que a única saída para o homem era o conhecimento. Afirmava que o homem tinha preguiça de pensar, além de ser comodista. O homem não conseguiria sair da menoridade sozinho. Reforçando que o homem assim como uma criança: cresce e amadurece, tornando-se consciente da força e da inteligência para fundamentar sua própria maneira de agir. Sem a doutrina ou a tutela de outrem.


Defende a idéia de que o homem é o senhor de seu destino, mas não é nada sem a educação, afirmando que o homem é a única criatura que precisa ser educada. Sem a educação provavelmente estaria de lado, assim como qualquer animal irracional. Definindo filosoficamente o homem e sua necessidade da educação, ou como ele prefere chamar de necessidade metafísica, adquirindo educação o homem moralmente se torna homem, pela vertente da moralidade. 
A educação é uma exigência da vida em sociedade. Entre as diversas teorias que procuraram definir o conhecimento aparece a do filósofo Kant que sendo um dos pensadores da modernidade propõe à educação um meio, um instrumento para o homem chegar ao cerne mais profundo do "HOMEM", através de seus pensamentos. Nos sugere que o homem necessita de cuidados, diferentemente dos animais que precisam somente de nutrição, e estes cuidados são a forma como seremos educados, e o resultado veremos no produto final, o homem. 
"O homem é aquilo que a educação faz dele". O filósofo afirma ainda que somente através da disciplina e moralidade, chegaremos a uma humanidade mais feliz e respeitosa com a coletividade.

 Encontramos a seguir a pedra angular do pensamento pedagógico de KANT (1996, p.19):

"A educação é uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações. Cada geração, de posse dos conhecimentos das gerações precedentes, está melhor aparelhada para exercer uma educação que desenvolva todas as disposições naturais na justa proporção e de conformidade com a finalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espécie a seu destino".

Para Kant todo homem tem necessidade de ser educado, pois nasce num estado bruto e precisa formar sua conduta . Para se moldar precisa da educação.

Kant acredita que a educação deve iniciar antes da escola, em casa, com os pais, porém ele critica que muitos pais só pensam em posição social A criança deve aprender a não contrair alguns vícios e que não deve ser muito protegida, pois deve aprender por si própria. É importante pensar neste papel da família em nossos dias, a família tem uma função neste processo que não pode ser repassado para a escola. Pois esta, sózinha, não tem como atuar como deveria, sendo necessário a parceria: escola x pais numa continua interação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário