26 de novembro de 2013

PLATÃO

  Platão acreditava que os alunos deveriam descobrir as coisas superando as dificuldades impostas pela vida.
Pregava que a educação deveria funcionar como forma de promoção do ser humano Que muito mais que conteúdos os alunos deveria desenvolver intelectualmente e fisicamente.
As aulas deveriam ser diversificadas com debates, educação musical, geometria, entre outras, Platão defendia que a educação dada ao homem também deveria ser dada a mulher.
Na história das idéias, Platão foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo, mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. 
Para Platão, "toda virtude é conhecimento". Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a educação não pode se restringir aos anos de juventude. Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.oral, vivendo em um Estado justo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário